Bilionários Previram Desempenho do Mercado de Ações em 2025; E A Maioria Errou
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Nem mesmo os mestres do mercado conseguem prever o futuro. No início de 2025, a Forbes EUA consultou 34 bilionários, perguntando como cada um acreditava que o S&P 500 (Standard & Poor’s 500, índice de ativos cotados na NYSE e NASDAQ) se comportaria ao longo do ano. Mais da metade errou feio.
O S&P encerrou 2025 com alta de 16%. Trata-se de um retorno acima da média para o índice, que rendeu cerca de 10% ao ano ao longo das últimas sete décadas, embora abaixo dos 23% e 24% registrados em 2024 e 2023, respectivamente.
Os bilionários, no entanto, foram menos otimistas. Quase metade acreditava que o mercado ficaria estável ou em queda em 2025. Outros 35%, o maior grupo, achavam que o mercado subiria, mas apenas em dígitos simples. Apenas 7 dos 34 bilionários consultados, ou 21%, acertaram ao prever que o S&P encerraria o ano com alta entre 10% e 20%.
“Sou muito otimista em relação à inteligência artificial de forma geral e foi por isso que achei que os benefícios da IA chegariam muito antes do que se previa”, afirma o investidor Samir Mane, primeiro bilionário da Albânia, que acertou a faixa de retorno do S&P em 2025.
Ações de crescimento de empresas megacapitalizadas, como Alphabet e Nvidia, além de outros beneficiários da IA, como Broadcom e Palantir, impulsionaram a forte valorização do mercado.
Segundo o J.P. Morgan, ações ligadas à IA foram responsáveis por cerca de 75% dos retornos totais do S&P 500. Mane diz que espera que 2026 seja mais um ano bem-sucedido para o índice, novamente graças às empresas de IA.
Outros que, assim como Mane, acertaram a previsão incluem o magnata do setor imobiliário Larry Connor, o empresário de dispositivos médicos Joe Kiani e o investidor da Flórida David Hoffmann, que deve se tornar em breve proprietário do time de hóquei Pittsburgh Penguins.
Do outro lado, 35% dos bilionários previram de forma equivocada que o mercado teria algum nível de queda, incluindo 9% que acreditavam em recuo superior a 20%. O construtor de casas da Flórida Pat Neal estava entre os céticos.
“Fico surpreso em ver o [S&P 500] ir bem, eu previ que isso não aconteceria”, diz o empresário de 76 anos, que estimou que o mercado cairia entre 10% e 20%. “Achei que o S&P acompanharia mais de perto a economia e, como atuo no setor de construção e as taxas de juros estão altas, não tive uma previsão otimista para a economia como um todo nem para o [índice]… E, se você me perguntar sobre 2026, também não sou tão otimista, mas eu também errei em 2025.”
Outros pessimistas que previram retorno negativo em 2025 incluem o bilionário francês da área de logística Eric Hémar, o bilionário canadense de serviços financeiros Stephen Smith e o bilionário canadense do setor imobiliário Bill Malhotra. Esses bilionários também não se saíram muito melhor do que investidores comuns ou mesmo profissionais do mercado.
No início de dezembro de 2024, o Bank of America projetava retorno de 10% em 2025, enquanto Goldman Sachs e Morgan Stanley estimavam algo em torno de 7,5%. Uma pesquisa da Vanguard indicou que o público esperava retorno de 6,4% para o mercado em 2025.
Onde os bilionários tiveram desempenho bem superior foi na escolha individual de ações. A Forbes EUA também pediu que cada um indicasse uma ação que recomendaria comprar ou manter.
Três deles, incluindo Neal, escolheram a Nvidia, que subiu 39% em 2025. Outras escolhas incluíram Howard Hughes Corporation, com alta de 4%, XP, com alta de 38%, Palantir, com valorização de 135%, e Robinhood, com avanço de 200%.
Das 18 ações específicas indicadas pelos bilionários, apenas duas perderam valor em 2025: a empresa indonésia de bebidas Tanobel, com queda de 37%, e o ETF iShares Bitcoin Trust, com recuo de 6%.
Os bilionários do planeta entram em 2026 mais ricos do que nunca e preparados para mais um grande ano, ao menos segundo Mane, que acertou a previsão de retorno do mercado em 2025.
Ainda assim, ele afirma que até o conselho de um bilionário deve ser visto com cautela: “Se conseguíssemos prever o mercado de ações com perfeição, não seríamos bilionários. Seríamos trilionários.”
new RDStationForms(‘newsletter-forbes-money-producao-simplificado-duplicado-9d3ca6256d62bd7e77b9’, ‘null’).createForm();
O post Bilionários Previram Desempenho do Mercado de Ações em 2025; E A Maioria Errou apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Bilionários #Previram #Desempenho #Mercado #Ações #Maioria #Errou
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
As dicas de investimentos do site Forbes Brasil oferecem insights atualizados e estratégicos para investidores de todos os perfis. A Forbes explora temas como tendências do mercado financeiro, melhores opções de investimento no Brasil e no exterior, além de práticas para diversificar a carteira com segurança. Com uma abordagem voltada tanto para iniciantes quanto para investidores experientes, as recomendações visam maximizar o retorno e minimizar os riscos, trazendo perspectivas de especialistas e análises detalhadas sobre ações, fundos, imóveis, criptomoedas e outros ativos promissores.
Palavras chaves
Bilionários Previram Desempenho do Mercado de Ações em 2025; E A Maioria Errou
Dicas de investimentos
Investimentos Forbes Brasil
Estratégias de investimento
Como investir
Mercado financeiro
Diversificação de carteira
Retorno financeiro
Ações promissoras
Investimentos seguros
Análise de mercado
Rentabilidade
Tendências de investimentos
Investimento para iniciantes
Maximizar retornos
Finanças pessoais

